CDMA flagra peixes mortos na região oceânica de Niterói

cdma alerj flagra peixes mortos na região oceânica de niterói rj

Despejo irregular de esgoto também foi encontrado na região

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da ALERJ (CDMA) esteve na lagoa de Piratininga, em Niterói, para apurar nova mortandade de peixes na região, onde encontrou não só grande acúmulo de peixes e crustáceos mortos nas margens da lagoa, como várias práticas danosas ao meio ambiente que podem ter contribuído com a falta de oxigenação do espelho d’água, como pontos de despejo de esgoto e lixo e o aterro de taboal.

O que mais chamou atenção da equipe de fiscalização foi um canal de esgoto in natura aberto no Cafuba que está drenando a galeria de águas pluviais e contaminadas em direção à lagoa de Piratininga, o que pode ter contribuído para a morte em série da fauna marinha do sistema lagunar.

Os fatos serão encaminhados ao Ministério Público estadual, Inea e Secretaria Municipal de Meio Ambiente para apuração.

Reprodução: Facebook ALERJ
esgoto niterói rj
Reprodução: Facebook ALERJ

A partir do que foi verificado pelos técnicos, a CDMA irá produzir um relatório que será encaminhado ao Ministério Público Estadual, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Niterói.

“Em 2021, realizamos diversas vistorias nas Lagoas de Piratininga e Itaipu, e sempre constatamos irregularidades. Vamos continuar fazendo a nossa parte e cobrando providências das autoridades. Não é possível que uma cidade como Niterói permita que um patrimônio natural, como é o sistema lagunar da Região Oceânica, seja tratado dessa forma”, afirma o deputado estadual Gustavo Schmidt, presidente da CDMA.

Outro aspecto observado pelo deputado é o fato de as obras do Parque Orla Piratininga, que acontecem na região do Complexo Lagunar, estarem, aparentemente, com o cronograma atrasado. Segundo informações contidas na placa de sinalização existente no local, a conclusão das obras estaria prevista para fevereiro deste ano.

“Basta visitar o local para perceber que não será possível concluir os trabalhos no tempo estabelecido. Também queremos explicações a respeito do iminente descumprimento desse prazo”, finaliza Gustavo.

Fonte: O Fluminense

Considerações finais

Curtiu essa publicação sobre a mortandade de peixes em Niterói? Então compartilhe com seus amigos em suas redes sociais. Para solicitar orçamento gratuitamente conosco, envie uma mensagem ou ligue 24 horas para (21) 99885-3535 (Whatsapp). Lembre-se de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramTwitter e no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *